Nos dias 05 a 09 de setembro a EAGLE teve o privilégio de visitar ALCOA JURUTI e compartilhar experiências com um time altamente capacitado e conhecer toda a operação da Alcoa Juruti fundada em 2006, com operações iniciadas em 2009, a mina de Juruti possui uma reserva potencial de bauxita de 700 milhões de toneladas métricas.
Sua taxa operacional atual é de 7,5 milhões de toneladas por ano (6,5 milhões de toneladas métricas secas) de bauxita de alta qualidade.
A mina de Juruti está localizada no oeste do estado do Pará, na Floresta Amazônica, no Brasil, a planta de beneficiamento é composta por plantas de britagem e lavagem, bacias de rejeitos associadas e pátios de estocagem de bauxita, está localizada a 55 quilômetros sul-sudoeste do município de Juruti.
A frota ferroviária possui 3 locomotivas (diesel/elétricas), com um total de 54 vagões de 80 toneladas de capacidade cada. Dois trens, compostos de 36 vagões cada, operam com uma locomotiva reserva, para transportar minério até o porto, que tem capacidade para abrigar embarcações como a Panamax e a Kamsarmax (porte bruto entre 72 e 85 mil toneladas).