Em visita ao Terminal Integrador de Araguari, da VLI, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (10), da celebração de entrega da nova frota de 215 vagões da Ferrovia Centro-Atlântica especialmente desenvolvidos para o escoamento de celulose solúvel. Os vagões são destinados ao transporte da produção da fábrica da LD Celulose, no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Com duração de 30 anos, o contrato entre VLI e LD foi firmado em 2021 e prevê investimentos totais de R$ 400 milhões por parte da VLI, incluindo também a aquisição de nove locomotivas.
O ministro Marcelo Sampaio foi recebido pelo presidente da VLI, Ernesto Pousada, e executivos da companhia. “A operação conjunta com a LD Celulose é um exemplo do foco do nosso time em cocriar soluções com nossos clientes, gerando ainda mais eficiência ao transporte de cargas pelo sistema integrado da VLI. Com esta operação, há o estímulo à indústria ferroviária nacional, ao transporte sustentável pelo modal ferroviário e ao aumento da movimentação portuária no Espírito Santo. É a FCA crescendo e contribuindo para o desenvolvimento do país”, afirma Ernesto.
A operação de transporte de celulose solúvel se iniciou neste ano, permitindo levar o material produzido em Indianópolis – a cerca de 60 km de Araguari – ao Espírito Santo, de onde é exportado após percorrer uma distância de aproximadamente 1.400 km, 100% por ferrovia. Os vagões foram desenvolvidos na fábrica da Randon, em Araraquara (SP).
Terminal Integrador de Araguari
O Terminal Integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro, é um dos símbolos da logística integrada da companhia e completou 10 anos de inauguração em agosto, com o registro de mais de 50 milhões de toneladas movimentadas durante o período, contribuindo para o escoamento de grãos e fertilizantes de forma eficiente e sustentável pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O terminal foi o primeiro da companhia a ter um modelo de expedição construído em pera ferroviária para a saída dos trens. Ao proporcionar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas. O Terminal Integrador de Araguari possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 toneladas por hora e descarga de fertilizantes de 500 toneladas por hora.
O terminal recebe a carga de por meio do transporte rodoviário. Após o tombamento, o produto vai para os armazéns e silos e, na sequência, os trens percorrem a FCA com destino ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP).
Ferrovia Centro-Atlântica
A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Bicampeã do prêmio Valor Inovação, na categoria “Logística e Transportes”, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: VLI